top of page

AMIGOS DA PESCA

Pescaria na praia de Guaratuba, Bertioga em 12/12/2015

por Daniel Cirillo

Férias chegando e com ela praias lotadas e pouco convidativas para os pescadores. Isso aliado ao cansaço de final do semestre letivo. Não teve jeito, tivemos que fazer uma pescaria de praia para relaxar. Dessa vez fomos apenas eu o Renan Victor.

 

Nosso objetivo eram os cações e arraias e a praia escolhida foi a de Guaratuba, na cidade de Bertioga. Esta praia fica entre os rios Itaguaré e Guaratuba, região compreendida entre as conhecidas Riviera de São Lourenço e Boracéia.

 

Saímos da Lapa, São Paulo por volta das 04h30min da manhã com a intenção de chegar a praia de Guaratuba as 6:30, assim aproveitando o final da vazante e o reponto. Deixamos o carro no condomínio Costa do Sol, que permite o acesso a praia, porem solicita que a pescaria seja feita após o limite do mesmo. (ato questionável, principalmente em um dia calmo como este, mas pelo menos deixamos o carro em segurança).

Como a escolha eram os cações e arraias, relativamente abundantes nessa praia, levamos apenas equipamentos pesados, a fim de diminuir os contratempos e aumentar as chances de um bom exemplar aparecer.

Utilizamos 06 conjuntos:

  1. Vara Netuno 8 de 3,8m montada com molinete Mariner 771 e linha 0,50

  2. Vara Netuno 8 de 3,8m montada com molinete Mariner 771 e linha 0,50

  3. Vara Netuno 7 de 3,8m montada com molinete Mariner 771 e linha 0,50

  4. Vara King Surf de 4,5m montada com molinete Paoli Imperador e linha 0,35

  5. Vara Plaway de 3,9m montada com molinete Paoli Malcolm e linha 0,35

  6. Vara Rapala de 3,9m montada com molinete Tacom Uniques 6000 e linha 0,35

Também foi utilizada uma varinha de spinning com linha fina para pegar uns pampinhos e betaras que seriam usados como isca viva em alternativa as sardinhas.

 

Nos seis conjuntos utilizamos chicotes “caipiras” de linha 0,60mm com um único anzol encastoado em cabo de aço encapado de 45lb e chumbo na ponta. Dependendo do conjunto optamos por chumbadas aranha de 130 a 150g ou pirâmide de 220g, já os anzóis foram os modelos 12147-7/0 da Marine Sports ou Circle Hook VMC 9/0.

 

Por se tratar de uma praia praticamente fechada por condomínios, a freqüência de banhistas e pescadores não é intensa, nos proporcionando a possibilidade de pescar com os caniços “na espera”. Além disso, mesmo três horas antes da maré baixa, foi possível pegar alguns corruptos para a vara pequena.

 

Após uma viagem tranqüila chegamos no horário planejado. Tiramos toda tralha do carro e colocamos nos carrinhos para a caminhada de aproximadamente 500m pela areia. Por volta de 7:30 já estávamos com os conjuntos montados e lançados na água com meia sardinha em cada anzol.

Na busca dos cações, a sardinha é excelente pelo seu cheiro, porém os siris e pequenos peixes também são atraídos, e por este motivo optamos sempre por variar as iscas entre sardinha, pequenos pampos e betaras vivos ou files dos maiores. Peixes como carapicu e savelha são opções ainda melhores.

 

O dia começou bem, e por volta das 10:00 a primeira vara deu sinal de peixe. Após uma briga de 30 minutos a manteiga de aproximadamente 20kg estava posando para a foto para posterior soltura.

Verificamos as iscas de todas as varas e voltamos a espera. Por volta de 11h00min outra vara desce e o peixe leva linha. Dessa vez o pescador é meu parceiro desde pequeno, Renan Victor, que luta com sua primeira arraia por volta dos mesmos 30 minutos até tirar outra manteiga de mesmo porte (não fosse pela ausência do ferrão daria pra achar que era a mesma).

O dia já estava mais do que ganho com esses peixes, mas como ainda era cedo verificamos e recolocamos as linhas na água e voltamos à espera. Não entraram mais peixes grandes, mas fomos surpreendidos por duas belas betaras que entraram no anzol 9/0. Acredito que se estivéssemos com equipamento mais leve teríamos uma bela fritada.

No inicio da tarde um cardume de baiacus fez um estrago cortando as linhas de duas varas e após isso não tivemos mais ações.

O dia estava muito bom, com sol moderado, vento fraco e momentos de nublado, mas por volta das 14h30min o tempo virou subitamente e recolhemos nossas tralhas.

A viagem de volta foi sob chuva intensa, que nessa estrada se torna muito perigosa.

 

Ficamos muito felizes de ver que nossa velha praia de Guaratuba ainda tem muito potencial para a pesca esportiva. E neste verão voltaremos para lá algumas vezes.

 

Fica aqui registrado mais uma pescaria bem sucedida e para encerrar, compartilhamos com todos o momento da fricção cantando alto no molinete do Renan Victor, no momento em que capturou sua bela arraia! 

É isso aí pessoal, até a próxima pescaria. Abs!

 

© 2015 por AMIGOS DA PESCA - todos os direitos reservados

  • Facebook Social Icon
bottom of page